Deixe seu instrumento por um dia que ele te deixará por vários - E porquê se você concorda com essa
- Alexandre de Faria Oliveira
- 19 de set. de 2016
- 3 min de leitura
Essa é uma frase de grande repercussão nas mídias sociais. Muitas pessoas se identificam com ela, especialmente aqueles dotados de alguma forma de virtuose. Porém por trás dela existe um diagnóstico sobre o quão eficiente esta sendo seu método de estudo!

Existem alguns mitos que rodeiam a arte da virtuosidade; alguns dizem que temos que desenvolver força nos dedos, agilidade, velocidade, musculatura...
Porém basta meramente observar a mão de um músico virtuoso para ver que a mão dele não tem sua massa muscular aumentada, as vezes até o contrário, então o que há por trás da virtuosidade?
Percepção
Nosso erro é pensar que quando estamos estudando na verdade estamos treinando musculatura ou algo físico, desprovido de pensamento. Costumamos inclusive separar nossa rotina de estudos entre: Exercícios técnicos e Estudo, enquanto na verdade ambos são a mesma coisa!
Não é raro encontrar um músico de um determinado nível técnico queixando-se de que em casa estudando ele possui uma agilidade X e que quando toca ela cai para X/2 (ou menos).
Mas porquê isso acontece?
Simples, porquê ele não esta estudando direito!
Achamos que quando estamos com o metrônomo ligado estamos treinando nossos dedos, sua musculatura, enquanto na verdade o que estamos a treinar é a nossa percepção!
Tudo acontece no cérebro - Ou - É como andar de bicicleta

O que define o limite da sua velocidade não é a musculatura, ou a falta dela; tem a ver com sua percepção e com o tempo de resposta que seu cérebro precisa para executar uma ação! É por isso que não é raro vermos um músico que tem uma vida musical muita ativa nos palcos dizer que não tem tempo para estudar, mas parece que não somente ele não retrocede como até mesmo evolui (mas isso deixaremos para outro artigo sobre o tema).
Quando estamos praticando, quer seja um exercício técnico, quer seja uma música, na verdade estamos ensinando nosso cérebro quais os comandos ele tem mandar para nossos dedos a fim de que eles realizem a ação que a música precisa para ser tocada. E é justamente por isso que é tão importante estudar EXTREMAMENTE DEVAGAR!
Esse parece um ensinamento daquele professor chato que você tem, ou teve não? Porém é a maior dica de estudo que alguém pode te dar!
Somos muito afobados e sonhamos logo com o dia em que nossos dedos serão um borrão na visão de alguém que esta nos assiste tocar, e é por isso que muitas vezes estudamos mais tempo no limite de nossa velocidade do que devagar. Agora o curioso é que: O segredo para a virtuosidade, e a virtuosidade sólida, não esta em tocar rápido, esta em tocar lento!
Isso porque ao tocar lento você esta dando tempo para seu cérebro refinar os comandos que ele tem que mandar para seus dedos, e mesmo quando você já sabe bem a música existem muitos benefícios em voltar e continuar estudando devagar!
#Experiencia: Experimente pegar uma música que você esta aprendendo e tocá-la na metade do tempo que você começa a estudar ela, você vai perceber que parece muito mais difícil tocar ela tão lento, do que tocar ela rápido. Isso porque em um velocidade tão lenta você tem que ter consciência do menor gesto necessário para tocar, ou seja, todas as ações que seu subconsciente faz para você, quando você toca mais rápido, vêem a tona numa velocidade muito lenta.

Quem é adepto do estudar devagar sabe: Quando você estuda dessa forma sua boa execução não depende de você ter estudado naquele dia, ou ter acabado de sair de uma rotina de estudos de 4 horas! Mais do que isso, quando vocês estuda devagar e concentrado no seu estudo, você pode ficar 1 mês ou 1 ano sem tocar que quando você voltar a tocar bastará 2 ou 3 dias para você recupere o que tinha! É EXATAMENTE como andar de Bicicleta. Aprendemos uma vez, podemos ficar anos sem andar. Então decidimos voltar andar. A principio ficamos com receio. Andamos devagar, brecamos quilômetros antes de um farol ou pedestre, mas basta 1 semana andando um pouco por dia que já estamos fazendo as mesmas piruetas que estávamos a fazer antes de termos parado!
Por isso, se você deseja crescer, e crescer rápido, a melhor dica de estudos que alguém pode te dar é: Estude devagar e concentre-se no movimento que seus dedos estão fazendo, ao fazer isso você não estará fortalecendo musculatura ou desenvolvendo força, estará deixando seu cérebro aprender e refinar o movimento e construindo um técnica sólida, que será independente de estar ou não aquecido, de ter ou não estudado!
Continuaremos desenvolvendo esse tema ao longo de outros artigos, ainda há muito o que explorar nesse tema, então fique atento!
תגובות